Imunização contra o vírus sincicial respiratório e sua indicação em idosos


18.04.24

O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma causa importante de infecções respiratórias agudas durante os meses de outono e inverno em regiões temperadas e durante as estações chuvosas em regiões tropicais. Em idosos ou adultos com comorbidades, a infecção por VSR pode causar doenças do trato respiratório inferior, o que pode levar à exacerbação de doenças subjacentes, hospitalização e morte. A resposta reduzida de células T específicas para VSR em idosos devido a imunossenescência, provavelmente contribui para a suscetibilidade à doença grave por VSR neste grupo.

Especialmente em idosos frágeis, estudos mostram um risco aumentado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a infecção pelo VSR, quadro crítico que demanda cuidados intensivos, e tem elevada morbi-mortalidade.

Desta forma, a prevenção da infecção pelo VSR por meio da vacinação torna-se desejável em idosos, com ou sem comorbidades como doenças cardiovasculares, diabetes, hepatopatias, doença pulmonar obstrutiva crônica, e câncer, dentre outras patologias crônicas.

A Vacina AREXVY

Atualmente, no país temos duas vacinas recém-aprovadas pela ANVISA para prevenção do VSR. Ambas são inativadas, proteicas e bivalentes, conferindo imunidade contra os dois subtipos do vírus, VSR-A e VSR-B.

Entretanto, somente a vacina AREXVY, da farmacêutica GSK, está disponível atualmente no mercado brasileiro. O antígeno da vacina AREXVY é derivado da proteína de fusão do vírus sincicial respiratório (RSV em inglês ou VSR em português), proteína F, uma glicoproteína altamente conservada entre isolados de VSR dos subgrupos A e B. O esquema vacinal de acordo com os conhecimentos atuais é aplicação em dose única.

Estudo de eficácia em adultos acima de 60 anos

A eficácia de Arexvy contra a doença do trato respiratório inferior (DTRI) associada ao VSR em adultos com 60 anos de idade ou mais foi avaliada no estudo AReSVi-006 Study, publicado em fevereiro de 2023. Trata-se de estudo Fase III, controlado, cego e randomizado, multicêntrico, que incluiu mais de 24 mil indivíduos, conduzido em 17 países dos hemisférios norte e sul. No momento do recrutamento, 39,3% dos participantes tinham pelo menos uma comorbidade de interesse. O objetivo primário foi demonstrar a eficácia de Arexvy na prevenção de um primeiro episódio de DTRI associada ao VSR-A e/ou B confirmada, durante a primeira sazonalidade, desta feita os participantes foram acompanhados por até 10 meses (mediana de 6,7 meses). Os casos confirmados de VSR foram determinados por RT-PCR em swab nasofaríngeo.

Arexvy reduziu o risco de desenvolver DTRI associada ao VSR em 82,6 % (IC de 96,95%: [57,9, 94,10]). A eficácia da vacina contra casos de DTRI associada ao VSR-A e casos de DTRI associada ao VSR-B foi de 84,6% (IC de 95% [32,1, 98,3]) e 80,9% (IC de 95% [49,4, 94,3]), respectivamente.

Comparada com o placebo, Arexvy reduziu o risco de desenvolver DTRI associada ao VSR em participantes pré-frágeis, definido pela capacidade de velocidade de caminhada de 0,4-0,99 m/s, em 92,9% (IC de 95% [53,44, 99,8]). A eficácia da vacina no subgrupo de participantes frágeis (velocidade de caminhada <0,4 m/s ou que não conseguiram realizar o teste) não pode ser concluída devido ao baixo número total de casos acumulados (2 casos).

 

Eficácia contra DTRI grave associada ao VSR e Infecção respiratória aguda (IRA) associada ao VSR, durante a primeira temporada

Neste estudo, DTRI grave associada ao VSR foi definida como DTRI pelo menos 2 sinais respiratórios inferiores, ou como um episódio avaliado como grave pelo investigador. Arexvy reduziu o risco de desenvolver DTRI grave associada ao VSR em 94,1% (IC de 95% [62,4, 99,9]) em participantes com 60 anos de idade ou mais. Arexvy reduziu significativamente o risco de desenvolver IRA associada ao VSR confirmada em adultos ≥ 60 anos de idade em 71,7% (IC de 95% [56,2, 82,3]).

Deste modo, mundialmente, a vacinação contra o VSR em adultos a partir dos 60 anos está indicada na proteção contra a infecção do trato respiratório inferior e as formas mais graves da doença, concorrendo para a manutenção da saúde e qualidade de vida de idosos, com ou sem comorbidades.

Referências:

Papi A. et al Respiratory Syncytial Virus Prefusion F Protein Vaccine in Older Adults. N Engl J Med. 2023 Feb 16;388(7):595-608.

O Richet Vacina foi desenvolvido para oferecer mais proteção para você e sua família. Além da imunização infantil, disponibilizamos as principais vacinas para adultos e idosos.

A mesma qualidade e excelência do Richet, desde a escolha rigorosa das vacinas até a aplicação com profissionais altamente capacitados.

Veja todas as vacinas aqui