Anemia Falciforme: A Doença de Maior Predominância no Brasil e no Mundo

16.06.2016

 

A Anemia Falciforme é uma doença genética, hereditária e crônica que acomete os glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, por isso o nome falciforme. Sem cura, é a doença de maior predominância no Brasil e no mundo, e mais frequente entre indivíduos afrodescendentes. Devido à miscigenação entre diferentes etnias, no Brasil a doença pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.  

A hemoglobina e o ferro são responsáveis por levar o oxigênio do pulmão para todo o corpo e ambos contribuem para que que todos os órgãos funcionem bem. A anemia é a diminuição da hemoglobina no sangue, e em um caso normal, o quadro está relacionado também, à carência de um ou mais nutrientes, sendo o ferro o responsável pela maioria dos casos. A Anemia Falciforme é caracterizada pela alteração das hemácias, quando um indivíduo não possui a hemoglobina A e produz outra hemoglobina diferente, chamada hemoglobina S. Estas se cristalizam quando há diminuição de concentrações de oxigênio, fazendo com que as hemácias tenham suas paredes rompidas, tornando-se rígidas. Com isso, a passagem do sangue por alguns vasos sanguíneos de menor calibre é dificultada, prejudicando também a oxigenação dos tecidos.

 

 

A pessoa portadora de Anemia Falciforme sente-se fatigada e com dores, principalmente nos ossos e articulações. Além disso, o indivíduo tende a ter atraso em seu crescimento; feridas nas pernas, geralmente nas áreas próximas ao tornozelo; tendência a infecções; e apresentam a pele e os olhos amarelados.

Se um indivíduo recebe o gene com mutação de um dos pais que possuem a doença, será caracterizado como portador de traço falciforme, não desenvolvendo o quadro. Porém, se este tiver um filho com parceiro portador da doença, ou com o mesmo quadro, existe a probabilidade de a criança nascer com a Anemia Falciforme.

 

Diagnóstico

Pode ser diagnosticada no Teste do Pezinho ou através de um exame denominado Eletroforese de Hemoglobina, método laboratorial mais útil para separação e medição de hemoglobinas normais e anormais. Mesmo sendo incurável, é importante o acompanhamento médico, visando uma melhor qualidade de vida do indivíduo, como o controle da dor, melhor oxigenação dos tecidos corporais e a prevenção de complicações.

 

 

O Richet Medicina & Diagnóstico disponibiliza o exame Eletroforese de Hemoglobina em todas as suas unidades. Para mais informações, ligue: (21) 3184-3000.