Check-Up, veja sua importância e quando fazer

28.05.2015

Muitas pessoas acham que fazer check-up é apenas realizar uma bateria de exames laboratoriais e de imagem. Mas não é só isso! O objetivo do check-up é a detecção precoce de qualquer anormalidade no organismo e a identificação dos fatores de risco para as doenças crônicas e degenerativas que podem futuramente comprometer a sua saúde e bem-estar.

O check-up avalia a saúde do indivíduo de acordo com o sexo, idade, hábitos alimentares e estilo de vida, etc. É importante saibamos que a necessidade de realizar um check-up vai depender de cada indivíduo, levando-se em consideração o seu estado de saúde e seu histórico de doenças prévias e familiares.

Os exames do check-up médico básico dão informações sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como o urinário, o cardiovascular e o digestivo. Podem ser úteis na pesquisa de parasitas e vírus no organismo, assim como na detecção da anemia, leucemia e nos níveis de açúcar e de ferro sanguíneos.

Quando fazer um check-up?

Crianças - O primeiro check-up infantil é feito durante o teste do pezinho. Com ele é possível antecipar a existência de algumas doenças e iniciar o tratamento antes mesmo dos sintomas se manifestarem. Crianças com antecedentes familiares de hipercolesteremia podem fazer seus primeiros exames a partir dos 2 anos e crianças sem antecedentes entre os 5 e 10 anos de idade.

Adolescentes - É importante fazer exames nesta fase, pois o ritmo de crescimento é acelerado. São indicados exames que podem detectar anemia por deficiência de ferro e níveis de vitamina D, além das pesquisas da função do fígado, dos rins, da tireoide e tendência a alterações da glicose ou insulina, perfil lipídico e alguns hormônios. O coração também merece uma atenção, com um teste ergométrico e um eletrocardiograma, especialmente nos adolescentes que praticam esportes.

Adultos entre 20 e 39 anos – Habitualmente, nesta faixa etária as mulheres realizam seus exames por conta das gestações. Os exames indicados valem para homens e mulheres, um Rx de tórax e um ultrassom de abdome total. As mulheres devem fazer anualmente a mamografia e o ultrassom transvaginal, além do Papanicolau.

Adultos após 40 anos - Devem fazer anualmente os mesmos exames indicados para adultos até os 39 anos, sendo que os homens devem incluir o exame de próstata e as mulheres devem fazer mamografias anuais.

Atletas e futuros atletas - Além dos exames indicados para cada faixa etária, indica-se análise da função cardiovascular e pulmonar. Os exames indicados são ecocardiograma, eletrocardiograma e um teste ergométrico de esforço.

Lembre-se: Seu médico é quem vai orientar e solicitar os exames mais indicados para você. Visite-o regularmente!