Cintilografia: Conheça os exames mais comuns e suas principais indicações

27.11.2016

Cintilografia pode contribuir de forma decisiva no diagnóstico precoce de doenças, com aplicações abrangentes e incluindo o estudo de diversos sistemas do nosso organismo.

Os exames mais comuns e suas principais indicações incluem: 

Cintilografia de perfusão miocárdica

É uma forma de avaliar o fluxo de sangue para o miocárdio e a repercussão de uma obstrução coronariana (caso ela exista) na musculatura cardíaca, informando a magnitude (intensidade e extensão) da área acometida. O resultado pode ser decisivo para encaminhar o paciente para o tratamento necessário. Desta forma, a cintilografia de perfusão miocárdica é grande auxiliar na identificação precoce da doença, na orientação do tratamento e na prevenção do infarto e da morte cardíaca precoce.

Cintilografia óssea

Pode ser usada na pesquisa e avaliação terapêutica de metástase óssea. Pode também ser utilizada na Medicina Esportiva (na avaliação de fratura de ”stress) e é de grande auxílio em pessoas com próteses de quadril e de joelho que apresentem suspeita de soltura. 

Cintilografia renal

cintilografia renal quantifica a função renal relativa e pesquisa obstruções no trato urinário. A cintilografia renal estática com DMSA é o padrão-ouro na detecção e acompanhamento de cicatrizes renais. O DMSA tem sido utilizado também na indicação de cirurgia para os casos de obstrução da junção pieloureteral.  A cintilografia renal dinâmica com DTPA está indicada para avaliar a chegada do sangue, filtração glomerular e formação de urina, na suspeita de condições obstrutivas. Também está indicada na avaliação de pacientes com hipertensão arterial sistêmica na suspeita de hipertensão de origem renovascular (cintilografia renal com e sem captopril). 

Cintilografia de Tireoide

Avaliação da função tireoidiana e de nódulos tireoidianos. Por meio do estudo do comportamento do nódulo é possível indicar o melhor tratamento. É também usada para avaliar tireoide ectópica, hipertireoidismo, hipotireoidismo e tireoidite. 

Todos estes exames de Cintilografia são realizados em nossa Unidade Barrashopping e têm precauções e orientações específicas. Outros tipos de estudos podem ser realizados, na dependência de consulta direta com os médicos da Medicina Nuclear.