Conheça algumas doenças causadas por vírus

03.01.2016

Os vírus são um dos principais causadores de doenças no homem. Para que os vírus consigam se multiplicar e provocar as doenças, eles precisam penetrar em alguma célula do nosso organismo. A partir daí eles conseguem se reproduzir rapidamente. Quando nosso sistema imunológico detecta esse vírus, ele rapidamente age para destruí-lo, fazendo com que nosso sistema imunológico comece a trabalhar de forma intensa. Por isso que quando um vírus nos ataca, nos sentimos tão mal, pois todo o nosso organismo trabalha para destruir todos os vírus presentes.

Uma virose, na maioria das vezes, causa dor de cabeça, febre, dores no corpo, falta de apetite e indisposição. A catapora, dengue, caxumba e febre amarela, são algumas das doenças causadas por vírus.

 

Saiba um pouco mais sobre algumas das doenças causadas por vírus:

  • Sarampo

É uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Morbillivirus. Ela é muito contagiosa, comum na infância e pode provocar o aborto no caso de gravidez. É transmitida de pessoa a pessoa por secreções das vias respiratórias ou pelo ar. Os sintomas do sarampo são manchas vermelhas na pele, febre alta, dor de cabeça, mal-estar, tosse, coriza, dores de garganta, conjuntivite, perda de apetite entre outros. Para evitar o sarampo, esteja sempre com as vacinas em dia, evite estar perto de pessoas com os sintomas da doença, procure atendimento médico caso apareça manchas vermelhas na pele.

 

Veja também:

 

  • Catapora

A catapora é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster, é altamente contagiosa e pode ser transmitida através do líquido que sai das lesões bolhosas ou por tosse e espirro. Uma pessoa que tenha contraído a doença  ficará imune para sempre. Os sintomas são febre alta, dores de cabeça, cansaço, bolhas vermelhas com coceira, perda de apetite, dor de barriga e outros. É importante evitar coçar as bolhas e não tomar medicamentos sem a prescrição do médico.

  • Caxumba

É uma infecção causada pelo vírus Paramyxovirus, altamente contagiosa e transmitida através do ar ou de gotículas de saliva, tosse ou espirro. Seu principal sintoma é o inchaço das glândulas salivares. É possível sentir dores de cabeça, febre, perda de apetite, dor ao mastigar, fadiga, fraqueza entre outros sintomas. Essa doença é perigosa pois pode passar para outros lugares do corpo como testículos, pâncreas, ovários, seios e cérebro. Se não tratada pode causar a perda de audição ou complicações fetais em mulheres grávidas.

  • Gripe

É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza e é altamente contagiosa. Sua transmissão pode ser através de gotículas de secreção que ficam dispersas no ar por causa da tosse, espirro, fala entre outros. A gripe normalmente é curada totalmente em duas semanas, mas podem ocorrer casos em que se torna pneumonia. Existem 3 tipos de gripe: A, B e C. Os sintomas são: febre, calafrios, dores musculares, suor excessivo, tosse seca, mal-estar, nariz obstruído, irritação na garganta, fadiga entre outros. O melhor a fazer para se proteger da gripe é tomar a vacina contra a influenza, mas tem algumas mudanças de hábitos que podem ajudar na prevenção como: lavar as mãos regularmente e comer alimentos que ajudam a combater infecções.

  • Febre Amarela

É uma doença grave causada pelo vírus Flavivírus e é transmitida por mosquitos silvestres e urbanos. É necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e o vírus deve se multiplicar antes de o mosquito picar outra pessoa que nunca teve a doença ou nunca foi vacinado e contaminá-la. Existem dois tipos de Febre Amarela, a silvestre e a urbana, que a única diferença é o mosquito transmissor. Os sintomas são: febre alta, mal-estar, dores de cabeça, dores musculares fortes, cansaço, diarreia entre outros. Para se prevenir, deve-se tomar a vacina contra febre amarela.

 

Outras doenças causadas por vírus são: AIDS, Dengue, Poliomielite, Raiva, Rubéola, Varíola.