Conheça as 10 tecnologias mais avançadas do Richet

03.01.2019

Além de ser o único laboratório do Rio de Janeiro a possuir o Selo de Acreditação CAP, concedido pelo College of American Pathologists, uma das maiores organizações de medicina diagnóstica do mundo, e contar com uma das equipes mais qualificadas e experientes da área, o Richet Medicina & Diagnóstico também se orgulha de possuir as mais modernas tecnologias e equipamentos de última geração.

Através de um conceito inovador de assistência, somado às tecnologias de ponta, o Richet tornou-se uma referência na medicina diagnóstica. Confira as 10 tecnologias mais avançadas que usamos no dia a dia para oferecer um atendimento de excelência.

 

1. Núcleo Técnico Operacional (NTO)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nosso Núcleo Técnico Operacional foi projetado nos moldes dos laboratórios mais modernos do mundo e é equipado com o que há de mais inovador e tecnologicamente avançado. O NTO abriga toda a estrutura operacional do Richet e atende a padrões internacionais de alta performance, excelência e segurança, contando com uma esteira automatizada de 37 metros (a plataforma Aptio da Siemens), que possibilita a realização dos exames nos menores prazos e com maior qualidade e precisão, com resultados até 50% mais rápidos. Com a maior agilidade no processamento das amostras, os diagnósticos são levados aos médicos em menos tempo, proporcionando um tratamento mais rápido dos pacientes.

“Com a introdução da esteira, ganhamos em produtividade, que resulta em uma capacidade de expansão de até 70% maior que a anterior, e também em agilidade na entrega dos resultados, em média de 5 horas a menos que antes”, explica Hélio Magarinos Torres, patologista clínico e diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico. 

Com o sistema é possível também fazer a realização de reanálises, testes reflexivos e testes adicionais. A esteira faz a integração de áreas de microbiologia e bioquímica, possibilitando a utilização de um único tubo de sangue em vários exames e fazer o gerenciamento completo dos dados de cada amostra por meio de um software com tecnologia da informação totalmente centralizada.

Estudos feitos no Hospital da Universidade de Michigan (UMH) mostraram que o sistema contribui para diminuir consideravelmente o número de erros em resultados de exames, que caiu aproximadamente 80%. Através da automatização, os ganhos vêm para economia (integração dos setores analíticos), meio ambiente (com a redução dos tubos, o descarte de resíduos é menor), ciência (com a gestão individual da amostra, maior é a velocidade e agilidade no fluxo de trabalho) e bem-estar (redução de coleta de tubos para pacientes e menor risco de contaminação com as amostras dentro do laboratório). 

 

2. Tomografia Computadorizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tecnologia produz imagens mais nítidas, faz análise tridimensional e pode gerar até três mil imagens, através de um aparelho com 128 cortes de aquisição de dados. Com ele, é possível maximizar os resultados clínicos e contribuir com o conforto dos pacientes, minimizando a dosagem de radiação e de contraste.

 

3. PET-CT / Cintilografia (Medicina Nuclear)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Medicina Nuclear tem papel fundamental na detecção de alterações anatômicas e funcionais de órgãos, sendo frequentemente aplicada em doenças cardíacas, ósseas, renais e tireoidianas. Os exames fornecem informações que não são possíveis obter por meio de outros métodos e podem também apresentar aplicações terapêuticas para determinadas doenças.

O Richet Medicina & Diagnóstico é um dos poucos do RJ a fornecer a Medicina Nuclear. Uma das técnicas disponíveis na MN do Richet é o exame de PET-CT, que realiza de uma só vez imagens metabólicas do PET e imagens anatômicas de tomografia computadorizada (CT), oferecendo significativas vantagens sobre outras modalidades de diagnóstico por imagem, no diagnóstico, estadiamento e seguimento de diversos tipos de câncer. A técnica de PET é considerada uma das modalidades de exame de diagnóstico por imagens mais avançadas em relação ao câncer.

 

4. VeinViewer (Visualizador de Veias)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Disponível em todas as unidades, o VeinViewer é um equipamento que projeta a imagem em alta definição dos vasos venosos. A tecnologia permite maior acuidade diagnóstica e possibilita detectar, com rapidez e segurança, vasos até 10mm de profundidade, que seriam difíceis de localizar apenas através da visão e da palpação, reduzindo significativamente o tempo de avaliação e as tentativas de acesso.

 

5. Ressonância Magnética

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O equipamento de Ressonância Magnética do Richet tem uma abertura 70 cm maior do que os oferecidos no mercado, reduzindo desconfortos e oferecendo mais tranquilidade na realização do exame. O aparelho possui também a tecnologia "Quiet Suite" de silenciamento, reduzindo significativamente os índices de ruído durante a realização do exame.

 

6. Mamografia Digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É a técnica mais moderna do exame, também conhecida como mamografia de alta resolução.

 

7. Tomossíntese Mamária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Tomossíntese Mamária, também conhecida por Mamografia 3D, é o primeiro avanço tecnológico da mamografia digital, podendo proporcionar melhor diferenciação entre tecido glandular e possíveis achados patológicos da mama, maior caracterização das lesões encontradas, aumentando a taxa de detecção do câncer de mama e reduzindo o número de resultados falso-positivos.

O exame é similar à mamografia digital (2D), mas a diferença está na obtenção e na qualidade da imagem. A versão 3D faz imagens em diferentes ângulos e cria uma imagem tridimensional, resultando em uma análise mais precisa, sendo possível, assim, detectar mais facilmente qualquer anomalia. O equipamento conta com o software C-View, que gera as imagens 2D a partir do conjunto de dados 3D, com dose de radiação reduzida.

O alto desempenho do C-View somado às imagens 3D no rastreio do câncer de mama resultam em um exame mais preciso e mais seguro.

De acordo com recente estudo apresentado no Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2018), a taxa de detecção de câncer de mama para as mulheres pesquisadas com tomossíntese digital foi cerca de 50% maior em comparação com as mulheres investigadas com mamografia digital.

O Richet é um dos poucos a oferecer a tecnologia. Em nossa unidade Barra Shopping dispomos de um ambiente dedicado à saúde da mulher, o Femme Richet, onde nossas clientes podem realizar diversos exames diagnósticos, incluindo a Mamografia Digital associada à Tomossíntese Mamária.

 

8. Densitometria (Óssea e Avaliação de Massa Corporal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O equipamento utilizado pelo Richet foi aprovado pela Administração do ProQuaD, um programa de qualidade da modalidade.

A densitometria óssea é um exame de imagem que avalia a perda óssea. É muito utilizado para diagnóstico da osteoporose, detecção de osteopenia e até mesmo se possui maior probabilidade de fraturas. A densitometria também é muito indicada para pacientes com problemas hormonais e da tireoide.

 

9. Ultrassonografia e Ecocardiografia com Color Doppler / Vascular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Richet se preocupa em trazer o que há de mais moderno na medicina para o cotidiano de seus pacientes. A Dopplerfluxometria é um exame simples, que não apresenta riscos e não utiliza radiação ionizante. Possui rapidez na realização, segurança e qualidade nas imagens dinâmicas que utilizam o eco produzido pelo som para diagnosticar em tempo real as reflexões geradas pelas estruturas e órgãos do organismo humano. Quando solicitado pelo seu médico, o efeito Doppler é indicado para que sejam identificados o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos.

No exame de ultrassonografia, as imagens são formadas por ondas sonoras e não utilizam radiação ionizante. A Ultrassonografia aliada ao Collor Doppler (ou Doppler Colorido) ainda possibilita a avaliação de fluxo vascular, o que permite, por exemplo, a quantificação da obstrução de vasos propriamente, assim como a avaliação de suprimento sanguíneo de um órgão específico, como por exemplo o fígado e rins.

 

10. Radiografia Digital (Raios-X)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Radiografia Digital produz imagem digitalizada e possui aplicações em diversas especialidades e gera imagens de qualidade superior em relação as radiografias convencionais, assim como diminui o número de imagens que precisam ser repetidas, resultando na diminuição de exposição à radiação.

 


Porque você merece muito mais qualidade: Conheça a unidade Barra Shopping

  • Localizada no Centro Médico II, nossa unidade integrada BarraShopping possibilita em um só local realizar a coleta dos exames laboratoriais e efetuar exames de diagnóstico por imagem em aparelhos com tecnologia de ponta.

 

 


 

Para informações sobre nossos exames, acesse: www.richet.com.br/exames/

Para informações e agendamento de exames, entre em contato através de nossos canais de comunicação direta:

- Central de Relacionamento: (21) 3184-3000

- Contato Site: www.richet.com.br/contato-cliente/

- Coleta Domiciliar: www.richet.com.br/agendamento-de-exames/

- Chat Online: http://bit.ly/Chat_Online_Richet