Conheça os alimentos que ajudam na prevenção das doenças do inverno.

11.08.2014

Não tem como fugir das alterações bruscas e baixas temperaturas da estação, mas você tem como se prevenir da gripe com alimentos que fazem a diferença e aumentam o seu sistema imunológico. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), alimentos ricos em vitamina C e probióticos previnem, sim, as doenças do inverno. Confira:

Iogurtes e leites fermentados: Ambos têm micro-organismos que fortalecem o sistema imunológico. Os leites fermentados podem melhorar a flora intestinal e auxiliar no combate ao colesterol.  Os benefícios do iogurte estão diretamente ligados ao aparelho digestivo, regulando o intestino e combatendo também prisão de ventre.

Alho: Não precisa comer puro, mas aumente a quantidade dele na comida. Além de deixar tudo mais saboroso, o alho proporciona grandes benefícios para o nosso corpo, pois é fonte de alicina, substância que estimula a resposta imunológica, além de ser um potente antioxidante.

Geleia real: Estimula o sistema imunológico, ajuda a reduzir o esgotamento físico e mental, além de aumentar a energia, a resistência e a força física.

Chá Branco: É um poderoso antioxidante, ajuda a acelerar o metabolismo, auxilia no emagrecimento e equilibra o sistema imunológico.

Mel: É rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos.

Frutas cítricas: Estão inclusas nesta categoria a acerola, a tangerina, o morango, a lima, o limão, o abacaxi e a laranja. São fontes de ácido cítrico e fortalecem o sistema imunológico, pois são fontes de vitamina C, que aumenta a defesa do organismo. A acerola age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Gengibre: O alimento possui mais de 400 substâncias que fazem bem à saúde, com propriedades digestivas, expectorantes e é um anti-inflamatório natural.

Cogumelo Shitake: Contém vitaminas, fibras, minerais, grande quantidade de proteínas e alto teor de aminoácidos essenciais, aqueles nutrientes que nosso corpo não produz, mas que são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo. Além da lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa.

Tomate: Fonte de betacaroteno, o fruto ajuda as células imunitárias, protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares.

Óleo de coco: Possui atividade antiviral, tem função antibacteriana e antifúngica.

Cenoura: Fonte de fibras, minerais, vitaminas e rica em betacaroteno, que atua contra infecções, a leguminosa ainda fortalece os ossos e o sistema imunológico.

Couve: Hortaliça muito rica em minerais e vitaminas. Excelente para combater problemas digestivos e possui antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta.

Invista em alimentos e hábitos que previnam a gripe, mas lembre-se: É muito importante tomar certos cuidados, incluindo tomar a vacina. Procure seu médico em caso de persistência dos sintomas!