Entenda o que é Trombose

24.06.2015

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias do corpo, geralmente nas pernas, bloqueando a passagem do sangue e causando dor e inchaço na região.

A coagulação do sangue é um processo normal para evitar a perda de sangue quando um vaso é rompido e nem sempre está ligada à uma doença.

Quando nos cortamos, por exemplo, o sangue escorre um pouco e para. Isso acontece porque o corpo humano tem um sistema de coagulação altamente eficaz, convertendo as plaquetas para o local do ferimento e formando um trombo para bloquear o sangramento. Após um tempo, esse trombo se dissolve e o vaso é recanalizado, liberando a circulação normal.

Quando o coágulo é formado dentro das artérias e veias do nosso corpo, onde não ocorreram sangramentos, acontece o entupimento de outros vasos do corpo, no qual chamamos de trombose. Em geral, estes coágulos se formam nos membros inferiores, mas eles podem se desprender e ir até os pulmões. Quando um ou mais vasos do pulmão são bloqueados ocorre um entupimento, uma complicação grave da trombose, chamada embolia pulmonar, que pode causar morte súbita.

Um coágulo na perna pode comprometer o pulmão, coração e até o cérebro.

Sintomas

A trombose pode passar despercebida em alguns casos. Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, aumento de temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele e dificuldade para caminhar.

Situações de riscos

- Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares.

- Uso de anticoncepcionais.

- Doenças cardíacas ou respiratórias graves.

- Trauma.

- Tabagismo.

- Predisposição genética.

- Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus.

- Varizes.

- Avanço da idade.

- Infecção grave.

- Anestesia geral

Prevenção

Prevenir a trombose é mais fácil que tratá-la. Veja as recomendações para a prevenção da doença:

Parar de fumar, pois os componentes do cigarro lesam as veias e artérias.
Movimentar-se sempre que puder, pois vai ajudar na circulação do sangue.
Faça caminhada regularmente.
Evite sobrepeso, estresse, consumo de alimentos que contenham gordura animal e consumo excessivo de álcool.
Use meias elásticas, especialmente se você tem varizes.
Se necessita fazer uso de hormônios, já teve trombose ou tem histórico familiar de tromboses, consulte seu médico regularmente.
Não se automedique. Pode ser extremamente perigoso para a sua saúde. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir formação de um trombo.

Converse com o seu médico e solicite uma avaliação de risco.

Tratamento

O tratamento da trombose visa dissolver os coágulos que já se formaram e prevenir a formação de novos. Para isso, são usados os anticoagulantes. É possível também dissolver os coágulos com o uso de plasminogênio tecidual, administrado por via venosa. Porém, o procedimento requer monitoramento devido ao alto risco de hemorragias. Alternativas não medicamentosas incluem massagens com massageadores pneumáticos e meias de compressão, que ajudam na circulação do sangue.