Entenda o que é a Síndrome do Choque Tóxico

15.10.2015

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença não contagiosa muito rara e grave causada por uma toxina produzida pela bactéria Staphylococcus aureus e que pode levar a morte. As mulheres são as mais afetadas pela doença, principalmente as que usam absorvente interno, pois o acúmulo de sangue menstrual com as composições dos absorventes internos favorece a proliferação da bactéria (que existe normalmente no corpo da mulher).

 

 

Quando ocorre a proliferação intensa da bactéria são produzidas toxinas em excesso, o que causa a Síndrome do Choque Tóxico. A doença foi descrita pela primeira vez, em 1978 por James K. Todd baseado no estudo clínico de 7 crianças que tinham sintomas parecidos.

A SCT pode atingir homens, mulheres e também, as crianças. Cerca de um terço da população tem a bactéria Staphylococcus aureus, mas enquanto não há proliferação, a pessoa não tem a doença.

A maioria das mulheres se defende naturalmente contra a toxina, pois têm anticorpos suficientes para isso. Porém, as mulheres que usam regularmente absorvente interno por muitas horas, tem mais probabilidade de adquirir a doença. O parto recente, infecção cutânea e cirurgias podem facilitar o contágio da doença.

 

Principais causas

Absorvente interno – ele pode ser uma das causas da doença quando utilizado em um período maior que 8h. O acúmulo de sangue nas fibras, facilitam lesões e a proliferação das bactérias. O ideal é fazer uma troca de 4 em 4 horas.

Exposição a bactéria em hospitais

Queimaduras

 

 

Sintomas

Febre alta (mais de 39º)

Dor de garganta

Diarreia

Pressão baixa

Vômito

Fotossensibilidade

Vermelhidão (igual queimadura solar)

Cansaço extremo

Dor de Cabeça

Confusão e/ou tontura

Convulsões

Desmaios

Falhas hepática e renal

Olhos avermelhados

Palmas das mãos e pés descamando

 

Se tiver com um ou mais sintomas da SCT e tiver utilizando absorvente interno, o recomentado é a retirada do absorvente e o contato imediato com o médico para o diagnóstico e possível tratamento. A Síndrome do Choque Tóxico é uma doença que pode ser tratada com sucesso, porém, quanto antes forem reconhecidos os sintomas, melhor.