Recomendações para jejum: realização de dosagens do perfil lipídico

13.11.2016

As Sociedades Brasileiras de Cardiologia, Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Análises Clínicas flexibilizaram o tempo de jejum para a realização do perfil lipídico (colesterol, HDL, LDL e triglicerídeos). As 12 horas de jejum já não são mais obrigatórias. Os laboratórios poderão realizar a coleta do perfil lipídico independente do tempo de jejum. O médico solicitante poderá acordar com o seu paciente o tempo de jejum a ser realizado.

Em certas situações clínicas específicas em que as concentrações de triglicérides são extremamente elevadas, pode existir a necessidade do jejum. Nestes casos o médico poderá solicitar a coleta para o paciente em vigência das 12 horas de jejum.

A interpretação do resultado do perfil lipídico do paciente deve ser feita com critério pelo médico solicitante, avaliando: o estado metabólico, a indicação do teste e a estratificação de risco.

 

ATENÇÃO – JEJUM PARA DOSAGENS DE GLICOSE:

Para a utilização da glicemia como critério diagnóstico de diabetes o tempo de jejum preconizado é de 8 horas. Vale ressaltar que o exame da hemoglobina glicada também é critério diagnóstico de Diabetes, e o jejum não é necessário.