Para que serve a Densitometria Óssea?

27.10.2016

A Densitometria Óssea é um exame que calcula a densidade mineral dos ossos. Com os dados obtidos é possível fazer a comparação com padrões de referência relacionados à idade, sexo e peso do paciente, possibilitando a identificação e tratamento da osteoporose e outras doenças que atingem os ossos.

A densitometria é o melhor método para a avaliação da massa óssea e prognóstico de fratura óssea. Mais recentemente, a técnica de densitometria (DXA) foi aprimorada, agora permitindo quantificar e discriminar outros tecidos corporais, como o conteúdo de gordura e massa magra, tanto de forma global como segmentar. Sendo assim, a técnica pode ser aplicada em múltiplas situações clínicas, como no diagnóstico e acompanhamento de perdas musculares e de distúrbios nutricionais por causas diversas, assim como no acompanhamento de intervenções nutricionais e de treinamento físico.

Pessoas idosas são mais afetadas pelas doenças ósseas, principalmente, a osteoporose, por isso, a Densitometria Óssea deve ser realizada por mulheres, a partir dos 65 anos, e nos homens, a partir dos 70 anos, pelo menos uma vez por ano. Caso apresentem fatores de risco, a Densitometria já é recomendada em mulheres acima dos 40 anos e homens com mais de 50 anos. Encontram-se no grupo de risco: indivíduos com baixo peso (55Kg), mulheres na pós-menopausa; pacientes com doenças da tireoide; pessoas com histórico familiar de fratura ou de osteoporose; fumantes, sedentários ou etilistas; pacientes com doenças reumáticas, cálculo renal ou doença gastrointestinal, assim como aqueles que fazem uso constante de corticosteróides ou outros medicamentos que possam afetar a massa óssea.

Para a realização do exame, o paciente deve ficar deitado sobre uma mesa, do modo orientado pelo técnico, e permanecer imóvel, enquanto o braço do equipamento passa sobre o corpo, fazendo medições.

O Richet Medicina & Diagnóstico disponibiliza o exame de Densitometria Óssea na unidade BarraShopping. Para mais informações e agendamento, ligue: (21) 3184-3000.