Preparando seu filho para fazer exames de laboratório

16.04.2015

Exames médicos em geral podem ser assustadores para algumas crianças (e para alguns adultos também), mas você pode contribuir e acalmar seu filho. Em primeiro lugar você deverá estar tranquilo e prepará-lo de forma esclarecida, baseando-se, sempre que possível, nas seguintes dicas:

Primeiro explique o que o teste envolve e quem irá fazê-lo - um profissional especializado na coleta do laboratório. No lugar de prometer que a coleta em si não irá provocar dor, diga que será algo muito rápido.

Procure levar o seu filho para a coleta de exames no laboratório em momentos em que a criança não esteja tão cansada ou com fome (se aplicável para casos em que não é necessário jejum). Antes da coleta, pergunte ao profissional do laboratório se será feita uma punção na veia ou apenas uma picada no dedo e repasse esta informação com clareza ao seu filho.

Durante a coleta em si, ajude seu filho a manter sua mente distraída do procedimento ocupando-o com algum assunto, brinquedo ou canção preferida. Alguns brinquedos poderão ser encontrados nas unidades do Laboratório Richet para ser usados na coleta infantil. No momento da punção haverá a necessidade de que o braço esteja firme, para não correr o risco da necessidade de uma segunda punção.

Fique com seu filho durante a coleta de sangue, principalmente se ele for pequeno. Entretanto, muitas crianças na pré-adolescência já indicam necessidade de maior independência e privacidade. Dependendo da idade, deixe seu filho sempre confortável em relação à companhia.

A coleta de amostras de urina pode ser difícil e demorada para as crianças. Para ajudar é útil oferecer líquidos antes da coleta e muitas vezes ajudá-lo na hora com o som do fluxo de água corrente na pia - este truque poderá ajudá-lo a urinar.

Com estas dicas você estará fazendo o que é necessário para tornar a coleta dos exames de laboratório do seu filho uma atividade mais confortável e segura.