Quais os principais exames para diagnóstico do câncer de mama?

17.10.2016
Atualizado em: 03/10/2018

 

Toda alteração palpável na mama deve ser avaliada. O ginecologista ou mastologista devem ser procurados para indicar o melhor método diagnóstico, baseado no exame clínico, sexo, idade e fatores de risco. Confira aqui os principais exames para diagnóstico do câncer de mama:

 

Mamografia Digital

Principal método para o diagnóstico precoce do câncer de mama, funciona como uma radiografia da mama e identifica lesões muito pequenas, muitas vezes não palpáveis.

Realizada no mamógrafo digital, equipamento que utiliza radiação de baixa energia (raios-X) e possui detectores extremamente sensíveis, possibilita o envio imediato das imagens para a tela do computador, principal diferença com a mamografia convencional.

 

 

Tomossíntese Mamária

Também conhecida como Mamografia 3D, utiliza baixíssima radiação para a visualização da mama de diferentes ângulos que reconstroem a imagem mamária em um formato tridimensional. Diferente da Mamografia 2D, que utiliza a sobreposição de imagens e, que muitas vezes, não consegue detectar as superposições de tecido que escondem tumores ou simula lesões suspeitas.

A possibilidade de visualização tridimensional da mama que o exame permite, resulta em uma análise mais precisa, sendo possível, assim, detectar mais facilmente qualquer anomalia antes escondidas no parênquima mamário, contribuindo altamente para o aumento da possibilidade de detecção precoce do câncer de mama.

Ultimamente, a Tomossíntese Mamária é utilizada como complemento da Mamografia Digital e, a combinação dos dois exames é a melhor opção para detectar mais anomalias sem aumentar o número de casos falso-positivos. As vantagens clínicas do modo de combinação são claras, mas a exposição à radiação é um pouco mais elevada, embora dentro de limites permissíveis, do que para a mamografia 2D convencional.

Foi desenvolvido um software que gera as imagens 2D a partir do conjunto de dados 3D. Este procedimento, chamado C-View, utiliza a dose de radiação para o procedimento 3D semelhante à da mamografia 2D. O alto desempenho do C-View somado às imagens 3D no rastreio do câncer de mama resultam em um exame mais preciso e mais seguro.

O Richet Medicina & Diagnóstico é o único do Rio de Janeiro a disponibilizar o software C-View, proporcionando um exame com menos radiação para o paciente, além de mais precisão e segurança.

 

 

Ultrassonografia das mamas

Na ultrassonografia, as imagens são formadas por ondas sonoras de alta frequência, portanto não utiliza radiação ionizante, que é um fator de risco para o câncer de mama.

Não há necessidade de preparo para realizar o exame e não gera qualquer desconforto ao paciente.

É uma importante ferramenta complementar à mamografia e à tomossíntese mamária no rastreamento do câncer de mama, principalmente nas pacientes com mamas densas, pois a densidade mamária não altera a sensibilidade do método.

O exame permite diferenciar nódulos sólidos de cistos, muitas vezes fundamental para definir o diagnóstico das doenças mamárias. A avaliação de nódulos palpáveis em mulheres jovens é um exemplo de indicação bem estabelecida na prática clínica, assim como método de imagem para guiar biópsias mamárias

 

 

Sequenciamento genético BRCA1 e BRCA2

As mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, ocorrem em apenas 0,1% da população em geral e, portanto, a grande maioria dos casos de câncer de mama não está relacionada à presença dessas mutações. Isso significa que as mutações BRCA1 e BRCA2 só são encontradas em 5% a 10% de todos os casos de câncer de mama, não sendo, por este motivo indicado a realização do teste em todas as pessoas que não possuam algum fator de risco, sendo, portanto, indicado apenas em situações especiais de maior risco.

A ocorrência de câncer de mama em familiares não significa a existência da mutação, a grande maioria não possui as mutações.

Não é preciso nenhum preparo especial e o teste já pode inclusive ser realizado em amostras de saliva.

 

Conheça o Femme Richet

Todos estes exames são realizados em nossa nova unidade Barra Shopping.

Além de uma equipe com profissionais altamente qualificados, em nossa unidade integrada de diagnósticos temos o espaço Femme Richet, que conta com médicos especializados em mama. Para informações e agendamento, ligue: (21) 3184-3000.

 

 

  • Fonte:
  • Dra. Marcela Balaro, médica coordenadora de Imagem Mamária do Richet Medicina e Diagnóstico (RJ) especializada em Radiologia no Instituto Nacional do Câncer (INCA).
  • Dr. Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico, especializado em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
  • Dr. Antonio Siciliano, responsável técnico de Diagnóstico por Imagem Richet, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).