Quando devo estar em jejum para fazer exames de laboratório?

23.04.2016

 

Quando o seu médico solicita exames de laboratório você poderá ser orientado a fazer algumas horas de jejum antes da coleta de sangue. Aqui vão algumas instruções complementares às orientações do seu médico:

 

O que é jejum?

 

Jejum é quando você não consome nem alimentos e nem bebidas, exceto água, por um determinado período de tempo. É importante beber bastante água, não apenas porque você não está comendo mas porque torna-se mais fácil colher sangue de suas veias quando se está bem hidratado.

 

Porque o jejum é necessário?

 

Os nutrientes presentes nos alimentos e nas bebidas que você consome são absorvidos pela sua corrente sanguínea e podem impactar em alguns fatores que são medidos em alguns testes laboratoriais. Os testes que determinam os lipídeos (colesterol, HDL, triglicerídeos) geralmente necessitam de jejum. Você também será orientado a fazer jejum quando for testar seus níveis de glicose. Além disso, outros testes mais específicos poderão indicar necessidade de jejum. Se você não realizar o jejum, ou o fizer por um período inferior ao indicado, seus testes poderão indicar resultados alterados - levando à necessidade de uma nova coleta.

 

Por quanto tempo devo fazer jejum?

 

Em geral, 12 horas antes de teste de colesterol LDL e 8 horas antes do teste de glicose. Entretanto, você deverá sempre seguir as orientações do seu médico. Dependendo do caso, o seu médico pode autorizar a realização de exames que necessitem de jejum com um prazo de jejum reduzido. Consulte-o quando necessário e não esqueça de passar a informação ao laboratório durante o atendimento.

 

Devo continuar a tomar meus remédios?

 

Certifique-se de que está tomando regularmente seus remédios durante o período de jejum, a menos que seu médico tenha indicado alguma interrupção. O uso de vitaminas e suplementos minerais deverá ser mantido.

 

Interrompendo o período de jejum:

 

Assim que terminar a sua coleta de sangue no laboratório você deverá fazer um lanche - comendo e bebendo alguma coisa.