Ressonância magnética da próstata no diagnóstico do câncer de próstata

06.11.2016

O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente na população masculina (atrás apenas do câncer de pele – não melanoma). Seu diagnóstico é desafiador, uma vez que suas principais ferramentas, representadas pelo toque retal e dosagem sanguínea de antígeno prostático específico (PSA), apresentam limitações bem conhecidas. Além disso, com a evolução no entendimento da doença e no manejo dos pacientes, há uma necessidade cada vez maior de individualizar o tratamento.

A ressonância magnética (RM) da próstata vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos e se consolidando como importante ferramenta auxiliar no diagnóstico e estratificação de risco da doença. Atualmente, é possível empregar protocolo direcionado a avaliação da próstata por RM, denominado de avaliação multiparamétrica. São obtidas imagens para a avaliação da anatomia prostática, associadas a imagens que podem caracterizar possíveis áreas de aumento de celularidade na glândula (neoplasia), e, ainda, imagens após a administração intravenosa de contraste (gadolíneo). Em conjunto, as imagens obtidas proporcionam diferentes aspectos que permitem a caracterização de possíveis focos de tecido acometido por tumor, permitindo assim a diferenciação mais precisa, com base nas diferentes imagens, entre tecido prostático sadio versus tecido doente. A evolução tecnológica dos equipamentos de RM permite, hoje, a realização dos exames da próstata sem a utilização das bobinas endorretais, cuja aceitação pelos pacientes era extremamente baixa face ao desconforto gerado.

Algumas instituições que produzem diretrizes para o manejo do câncer de próstata, como a National Comprehensive Cancer Network (NCCN), já recomendam o uso da ressonância magnética no auxílio no diagnóstico e estratificação de risco da doença, ratificando a utilização do método de forma cada vez mais ampla.

O Richet Medicina & Diagnóstico disponibiliza o exame de Ressonância Magnética da próstata na unidade BarraShopping. Para mais informações e agendamento, ligue: (21) 3184-3000.

Fonte: Dr. Antonio Siciliano, responsável técnico de Diagnóstico por Imagem Richet, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Dr. Ricardo Vezzani Batista, médico do Richet Medicina & Diagnóstico, especializado em Radiologia.