Saiba mais sobre a Artro-Ressonância

21.02.2017

Exame especializado para a avaliação de lesões intra-articulares muito específicas, sobretudo do ombro, quadril e joelho, a Artro-Ressonância é realizada após punção articular para a injeção de solução de contraste, que tem o efeito mecânico de distensão da cápsula articular, um espaço virtual que contém inúmeras estruturas que não são bem individualizadas sem esta distensão. Outro efeito, é justamente o contraste de sinal entre estruturas com alterações degenerativas ou rupturas propriamente ditas que são preenchidas pelo meio de contraste, permitindo diagnóstico mais preciso e mais detalhado.

O procedimento consiste de uma punção articular com agulha fina e sob anestesia local, apenas do trajeto da punção, guiada por tomografia, onde pode-se agregar informações importantes ao exame de ressonância posterior.

Como há a anestesia local, o procedimento em geral não é doloroso. O paciente deve evitar atividade física nas primeiras 24h, sem quaisquer outras restrições.

Artro-ressonância do ombro mostrando insinuação de contraste na base do labrum (fibrocartilagem situada na periferia da articulação do ombro) por destacamento deste. 

Artro-ressonância do ombro no plano transversal mostrando lesão de Bankart na margem glenoide anteroinferior e corpo livre no recesso articular posterior.

Artro-ressonância do ombro evidenciando insinuação de contraste na base de inserção (footprint) do tendão supraespinhal por ruptura parcial subtotal, não individualizada no exame sem contraste intra-articular.

Artro-ressonância do ombro mostrando lesão condral na glenoide com destacamento de grande fragmento de cartilagem em associação a lesão labral não evidenciada nesta imagem.

Artro-ressonância do quadril evidenciando estruturas anatômicas normais.

Artro-ressonância do quadril mostrando discreta insinuação do meio de contraste na base do labrum.

Artro-tomografia mostrando ruptura do labrum e cartilagens articulares preservadas.

Punção guiada por tomografia

Punção guiada por tomografia