Saiba quais as causas das gastroenterites infecciosas e qual o melhor método para diagnóstico.

31.07.2016

Afetando grande parte da população mundial, as gastroenterites infecciosas são, segundo a OMS, a principal causa de morbidade e mortalidade de origem infecciosa e a maior causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos.

A gastroenterite é uma inflamação de origem infecciosa do sistema gastrointestinal, causada por vírus (gastroenterite viral), por bactérias (gastroenterite bacteriana), por parasitas (gastroenterite parasitária) ou pela ingestão de alguma substância (gastroenterite aguda ou tóxica).

 

 

Pode ser causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados, pelo ar, pela mão em contato com a boca, por intoxicação alimentar e até após a ingestão de medicamentos, como antibióticos, que também causam cólicas abdominais e diarreia.

As diarreias podem ser classificadas em três síndromes: inflamatória, com presença de disenteria; não inflamatória; e doença com repercussão sistêmica, febre entérica.

A grande maioria das diarreias de origem infecciosa é tratável, entretanto, há muitos casos em que o isolamento do agente etiológico (agente causador de uma doença) não é feito de forma apropriada. Cerca de 30% dos casos podem permanecer sem causa definida, pois diversos motivos podem influenciar na dificuldade em se isolar o agente etiológico, sendo a diversidade desses agentes a principal causa.

Recentemente, alguns testes baseados em biologia molecular foram introduzidos no mercado diagnóstico. São testes em forma de painéis, designados para a pesquisa etiológica de agentes causadores de diarreia, que detectam a presença de ácidos nucléicos de múltiplos microrganismos, dentre bactérias, parasitas e vírus, dependendo da configuração.

Um dos testes mais promissores é o Painel Gastrointestinal FilmArray®, que é oferecido pelo Richet Medicina & Diagnóstico, com capacidade de detecção de 22 patógenos associados a diarreias, incluindo bactérias, parasitas e vírus gastrointestinais em até uma hora. Este teste gastrointestinal é o mais completo, aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) e inclui alguns patógenos que receberam pela primeira vez a aprovação da FDA.

Os testes moleculares com painéis múltiplos têm se mostrado bastante úteis, além de altamente sensíveis e específicos, práticos e rápidos, devendo se tornar em breve referência no diagnóstico das gastroenterites infecciosas, fornecendo vários resultados a partir de um único teste.

 

Relação de microrganismos detectados Painel Gastrointestinal FilmArray®

 

 

Para mais informações, ligue: (21) 3184-3000.

 

 

Referência:

MAGARINOS, Helio. - Gastroenterites infecciosas - Diagnóstico laboratorial. JBM. vol. 101. Nº 2, Março/Abril, 2013. (http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2013/v101n2/a3986.pdf)