A saúde do seu bebê através do teste de Panorama Fetal

03.07.2016

 

A gravidez é um dos momentos mais esperados para as mulheres, um momento único e especial. Uma fase em que muitas coisas e perguntas passam pela cabeça, como por exemplo: “Quanto o meu bebê está saudável? Será que ele está bem?”. E, algumas mulheres estão mais propícias a terem seu bebê afetado por certos problemas, como mulheres acima de 35 anos, com certos históricos familiares, descobertas anormais de ultrassom ou resultados alterados de exame de sangue. Pensando nessas preocupações das futuras mamães com os seus bebês, o Richet condensou diversos exames e disponibilizou às suas clientes o Panorama Fetal, o único Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT) feito mediante exame de sangue simples, que pode ajudar você a aprender sobre a saúde do seu bebê.

Entenda um pouco sobre o método:

Durante a gravidez, um pouco do DNA do bebê entra na corrente sanguínea da mãe. Com isso, o exame detecta esse DNA e examina-o para ver se há indícios de determinadas condições que possam afetar a saúde do bebê e dá uma pontuação de risco personalizada dizendo se o seu bebê tem alto ou baixo risco para determinados problemas genéticos, tais como a síndrome de Down, a síndrome de Edwards, a síndrome de Patau e a Triploidia. Ele também pode identificar a síndrome de Turner observando os cromossomos sexuais, e pode até mesmo te dizer o sexo do bebê, se você quiser saber.

 

 

O teste é feito mediante a um pedido do médico. A gestante fará uma simples coleta de sangue e, o pai do bebê pode fornecer o seu DNA através da saliva recolhida através de um cotonete, mas não é necessário a coleta paterna, assim como não afeta a precisão do teste. Porém, ao contrário de outros NIPTs onde não é possível usar o cotonete de bochecha do pai, este pode aumentar a chance do Panorama Fetal ser capaz de lhe dar um resultado mais preciso de ambas as influências genéticas.

Richet Medicina & Diagnóstico disponibiliza o teste de Panorama Fetal em todas as suas unidades. O teste pode ser feito a partir de 9 semanas de gestação e o resultado sai entre 10 e 15 dias.

Testes como o de rastreio tradicional, que não são tão precisos como o Panorama, e os testes de diagnóstico, tais como a amniocentese ou biópsia de vilo corial (BVC) que tem um ligeiro risco de complicações de gravidez, incluindo o aborto também estão disponíveis no Richet.

Para mais informações, ligue: (21) 3184-3000.