Richet

Richet

Richet

(21) 3184-3000

FAQ - Perguntas Frequentes

  • A saúde da mulher pode ser prejudicada com a radiação transmitida no exame de Mamografia? Leia mais

    Como a recomendação do exame de Mamografia é para ser realizado periodicamente, não se torna prejudicial à saúde.

  • Beber água interfere no jejum? Leia mais

    Não. Porém beber água em excesso durante o jejum pode interferir nos exames de urina.

  • Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue? Leia mais

    Sim. Bebidas alcoólicas podem interferir nos exames de sangue. Por essa razão o ideal é não ingerir bebida alcoólica pelo menos dois dias antes de realizar o exame.

  • Como acessar o meu resultado pelo site? Leia mais

    Na página inicial do nosso site, em Resultados de Exames, preencha os campos Login e senha. Essas informações são fornecidas no protocolo no momento da realização do exame.

  • Como agendar uma coleta domiciliar? Leia mais

    Para agendar coleta domiciliar acesse em nosso site o ícone referente a coleta domiciliar no topo do site ou clique aqui e faça o seu agendamento online.

  • Como deve ser a alimentação antes da realização dos exames? Leia mais

    Antes de alguns exames pode ser sugerida uma dieta especial, mas para a maioria, a rotina alimentar não deve ser alterada, a menos que haja orientação médica.

  • Como é o aparelho de RM? Leia mais

    O aparelho de Ressonância Magnética tem formato de tubo, onde o paciente se deita e começa a ouvir uma sequência de sons diferentes. Os sons são pulsos de radiofrequências específicos que são necessários para a obtenção das imagens para o diagnóstico. O imã posicionado dentro do tubo é um potente campo magnético, e por isso é necessário à retirada de joias, objetos metálicos e até mesmo maquiagem.

  • Devo continuar a tomar meus remédios? Leia mais

    Certifique-se de que está tomando regularmente seus remédios durante o período de jejum, a menos que seu médico tenha indicado alguma interrupção. O uso de vitaminas e suplementos minerais deverá ser mantido.

  • É necessário apresentar resultados anteriores de exames de imagem? Leia mais

    É fundamental apresentar os exames anteriores da região a ser examinada, para que o laudo se torne mais completo, podendo fornecer informações em comparação com o exame anterior. É possível verificar a evolução de alguma doença caracterizando estabilidade, melhora ou piora.

  • Esqueci minha senha de acesso aos resultados pelo site. Como faço para resgatá-la? Leia mais

    Caso tenha esquecido sua senha de acesso entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone (21)3184-3000 ou pelo e-mail sac@richet.com.br e solicite novamente.

  • Exames que pedem jejum devem ser feitos sempre pela manhã? Leia mais

    Nem todos os exames que pedem jejum devem ser feitos pela manhã. Alguns exames podem ser colhidos à tarde, desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum.

  • Há contraste no exame de Ultrassonografia? Leia mais

    Os meios de contraste em Ultrassonografia ainda estão em desenvolvimento e sua utilização torna-se relativamente restrita.

  • Mulheres que possuem silicone nas mamas podem ter resultado da mamografia alterado? Leia mais

    Neste caso, o médico responsável irá analisar o exame sabendo da situação da paciente, e existem manobras apropriadas para estudar mamas com próteses.

  • No caso de gripe, resfriado ou febre, pode-se coletar sangue? Leia mais

    Sim. Alguns exames são solicitados exatamente em razão da febre para verificar se ela é proveniente de uma infecção.

  • O contraste é importante? Leia mais

    Sim, pois quando faz-se necessário a aplicação da substância de contraste, é possível realizar a análise de estruturas/regiões de forma mais precisa, e até mesmo reconhecer e caracterizar lesões, que são aspectos fundamentais para uma boa avaliação radiológica. O contraste utilizado em tomografia é o iodado, e na ressonância magnética é o gadolíneo.

    Para pessoas que possuem alergia é possível realizar um preparo antialérgico que minimiza as chances de reação. Para isso, é necessário informar no momento do agendamento telefônico e indicar no formulário de autorização de contraste informações confiáveis relacionadas à alergia. O formulário é fornecido para o paciente do Richet Medicina & Diagnóstico, antes que ele entre na sala de exames.

  • O esforço físico interfere nos exames laboratoriais? Leia mais

    Em alguns exames o esforço físico interfere nos exames laboratoriais. Após esforço físico, alguns testes terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.

  • O exame de mamografia causa dor? Leia mais

    O exame de Mamografia é considerado o principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo assim, é imprescindível sua realização. Há mulheres que se queixam de desconforto ocasionado pela compressão das mamas na hora do exame, porém, além de necessária, é feita de forma rápida para minimizar o desconforto.

  • O exame de Ultrassonografia causa dor? Leia mais

    Não, o exame de ultrassonografia não causa nenhum desconforto ao paciente.

  • O que é jejum? Leia mais

    Jejum é quando você não consome nem alimentos e nem bebidas, exceto água, por um determinado período de tempo. É importante beber bastante água, não apenas porque você não está comendo mas porque torna-se mais fácil colher sangue de suas veias quando se está bem hidratado.

  • O que é preciso saber na hora da marcação do exame? Leia mais

    Em alguns casos é necessário algum tipo de preparação, como o jejum ou mesmo uma dieta controlada. Os pacientes serão avisados quando forem programar o exame, podendo tirar qualquer dúvida com o atendente do Richet.

  • O que é um contraste? Leia mais

    O contraste é uma substância utilizada nos exames de diagnóstico por imagem, que permite   analisar com mais detalhe a região de interesse. Pode ser administrado por via oral, intra venosa e retal, entre outros, dependendo da região solicitada para avaliação. Usualmente é utilizado em ressonância magnética, tomografia computadorizada e em alguns exames radiológicos. Os médicos analisam o caso do paciente para verificar quanto à necessidade de administrar ou não o contraste.

  • O que fazer no caso de resultados inesperados ou discrepantes? Leia mais

    Em caso de resultados inesperados ou discrepantes o mais indicado é consultar o seu médico e solicitar que ele faça contato com o laboratório através do SAM (Serviço de Assessoria ao Médico). Mantemos algumas amostras armazenadas por um curto período de tempo, justamente para casos que necessitem confirmação e/ou complementação com outros exames.

  • O que o médico precisa saber do paciente antes do exame ser iniciado? Leia mais

    Antes de entrar na sala de análise, o paciente passa por uma triagem onde responderá a perguntas em formulários relativos ao exame proposto na solicitação médica. Perguntas referentes à indicação do exame e a respeito de doenças pré existentes, procedimentos já realizados e reações alérgicas são feitas,  necessitando-se de respostas precisas, obtidas do paciente ou de responsável/acompanhante. Após esse processo, o paciente estará pronto para realizar o exame e o médico confirmará as informações fornecidas.

  • Os exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada necessitam de acompanhante? Leia mais

    Não, a entrada e permanência de acompanhante são em casos de pacientes mais debilitados ou com autorização do médico responsável.

  • Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais? Leia mais

    Em alguns casos os medicamentos interferem nos exames laboratoriais. Desta forma, é importante informar, antes do exame, quais são os medicamentos que estão sendo utilizados pelo paciente.

  • Pacientes grávidas podem fazer exames de Ultrassonografia? Leia mais

    Sim, não há restrições para exames de ultrassonografia. Todas as pessoas, inclusive as mulheres grávidas, estão liberadas para a realização. 

  • Para exames de imagem é preciso usar uma roupa especial? Leia mais

    A roupa pode interferir diretamente no resultado, gerando falsas imagens em algumas regiões do corpo. Para maior precisão de resultados, o Richet Medicina & Diagnóstico fornece aos seus pacientes, roupas adequadas para a realização dos exames, quando necessário. 

  • Para fazer exame de sangue, o jejum é obrigatório? Leia mais

    O tempo de jejum varia de acordo com o exame que será realizado. Informe-se sobre o tempo de jejum necessário antes da coleta.

  • Pode ser feita a coleta durante o período menstrual? Leia mais

    Durante o período menstrual os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual, respeitando sempre a orientação do médico. A coleta de exames de urina e fezes durante o período menstrual, entretanto, deve ser evitada a fim de evitar contaminação das amostras falseando os resultados.

  • Pode-se fumar antes de realizar um exame? Leia mais

    Não. Não fume no dia da realização de testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica.

  • Por quanto tempo devo fazer o jejum? Leia mais

    Em geral, 12 horas antes de teste de colesterol LDL e 8 horas antes do teste de glicose. Entretanto, você deverá sempre seguir as orientações do seu médico. Dependendo do caso, o seu médico pode autorizar a realização de exames que necessitem de jejum com um prazo de jejum reduzido. Consulte-o quando necessário e não esqueça de passar a informação ao laboratório durante o atendimento.

  • Por que devemos desprezar o primeiro jato, quando realizamos exames de urina comuns? Leia mais

    Devemos desprezar o primeiro jato da urina porque no primeiro jato são coletadas células e bactérias normalmente presentes na uretra. Em situações específicas de avaliação do primeiro jato urinário haverá solicitação do médico.

  • Por que devo fazer uma Tomografia Computadorizada? Leia mais

    A tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico de doenças em regiões que precisam de uma avaliação mais profunda, sendo um exame complementar na investigação diagnóstica conduzida pelo médico/equipe assistente. Trata-se de uma técnica de diagnóstico por imagem onde são produzidas imagens em "fatias" do corpo, que pode ser utilizada na investigação de múltiplas doenças, sempre com indicação médica.

  • Por que fazer o exame de Medicina Nuclear? Leia mais

    O exame de Medicina Nuclear identifica alterações na função de órgãos e tem papel fundamental em detectar algumas condições, sendo frequentemente aplicada em doenças cardíacas, ósseas, renais e tireoideanas. Os exames fornecem informações que não são possíveis obter por meio de outros métodos. Ela também pode apresentar aplicações terapêuticas para certas doenças.

  • Por que o jejum é necessário? Leia mais

    Os nutrientes presentes nos alimentos e nas bebidas que você consome são absorvidos pela sua corrente sanguínea e podem impactar em alguns fatores que são medidos em alguns testes laboratoriais. Os testes que determinam os lipídeos (colesterol, HDL, triglicerídeos) geralmente necessitam de jejum. Você também será orientado a fazer jejum quando for testar seus níveis de glicose. Além disso, outros testes mais específicos poderão indicar necessidade de jejum. Se você não realizar o jejum, ou o fizer por um período inferior ao indicado, seus testes poderão indicar resultados alterados - levando à necessidade de uma nova coleta.

  • Por que, às vezes, após a coleta de sangue, o local fica roxo? Leia mais

    O hematoma após a coleta de sangue, embora raro e sem maior consequência, é uma reação orgânica que pode ocorrer. Evite o transporte de volumes pesados no mesmo membro onde aconteceu o trauma. Em caso de extravasamento de sangue ou desconforto é indicado que sejam realizadas compressas de gelo por 20 minutos de 2 em 2 horas até que seja sentida a melhora.

  • Quando devo estar em jejum para fazer exames de laboratório? Leia mais

    Quando o seu médico solicita exames de laboratório você poderá ser orientado a fazer algumas horas de jejum antes da coleta de sangue.

  • Quando posso interromper o período de jejum? Leia mais

    Assim que terminar a sua coleta de sangue no laboratório você deverá fazer um lanche - comendo e bebendo alguma coisa.

  • Quem tem claustrofobia consegue realizar exames de imagem? Leia mais

    Os aparelhos estão instalados em salas amplas que transmite conforto e comodidade. Os exames são rápidos e seguros, mas, se ainda assim o paciente não se sentir bem em realizá-los naquele dia, pode-se remarcar uma nova data, pois prezamos pelo bem estar de todos os nossos pacientes.

Caso a pergunta que você procura não esteja na lista, por favor entre em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone:

(21) 3184-3000