Richet

Richet

Richet

(21) 3184-3000

Exames de Diagnóstico por Imagem

A partir de agora, o cliente Richet pode em um só local realizar a coleta dos exames laboratoriais e efetuar exames de diagnóstico por imagem em aparelhos com tecnologia de ponta. A unidade Barra Shopping dispõe de dois andares de atendimento ao público, no que promete ser o mais novo centro de referência carioca em medicina diagnóstica.

A Unidade oferece a possibilidade de realização de exames como: Cintilografia, Densitometria, Mamografia Digital e Tomossíntese Mamária, PET-CT, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raios-X Digital, Ultrassonografia e Ecocardiografia.

O agendamento para estes exames pode ser realizado através da nossa Central de Relacionamento: (21) 3184-3000 ou clique aqui.

Modalidades de Exames

Ressonância Magnética (RM) de Alto Campo com Dispositivo de Silenciamento

O equipamento conta com sistemas e acessórios específicos de aquisição de imagens permitindo grande detalhamento estrutural/anatômico e auxiliando no diagnóstico das mais variadas condições nas diferentes especialidades médicas.

Tomografia Computadorizada (TC) de 128 Cortes

O exame de TC utiliza equipamento emissor de raios X e um sistema de detectores – podendo variar de um até centenas deles - para a rápida formação das imagens da estrutura corporal de interesse, propiciando mais conforto e diminuindo a probabilidade de artefatos decorrentes de movimentos do paciente durante a realização do exame.

Mamografia Digital e Tomossíntese Mamária

O acréscimo da tomossíntese à mamografia digital permite um avanço técnico, caracterizado por “varredura” da mama, obtendo imagens sequenciais, associado a um software que processa essas imagens para análise mais apurada. O conjunto de imagens oferece detalhes que permitem identificar tumores mais facilmente, principalmente em mamas mais densas, diferenciando-os, por exemplo, de uma simples sobreposição de estruturas glandulares, algo comum nas mamografias de pacientes mais jovens.

PET-CT

Mais recentemente foi desenvolvido o aparelho capaz de realizar de uma só vez imagens metabólicas do PET e imagens anatômicas de tomografia computadorizada (CT): o PET/CT, equipamento que desde de sua implantação teve significativa aceitação pela comunidade médica. Determina redução dos custos do paciente com câncer como um todo, visto que diminui a necessidade de procedimentos invasivos diagnósticos.

Ultrassonografia, Ecocardiografia e Doppler Vascular

A ultrassonografia gera imagens através da emissão de ondas sonoras e a técnica pode ser aplicada na avaliação dos mais variados órgãos e estruturas corporais, sendo amplamente utilizada em quase todas as especialidades médicas. O ultrassom pode servir para guiar biópsias ou ajudar na orientação de procedimentos de drenagem, mas é primordialmente utilizado no diagnóstico complementar de doenças, sobretudo na gastroenterologia, urologia, endocrinologia, ortopedia, cirurgia geral, medicina interna e ginecologia e obstetrícia.

Densitometria

A densitometria óssea foi, e ainda é, utilizada principalmente no diagnóstico da osteoporose e de outras afecções que apresentam alterações da densidade óssea. Mais recentemente, a técnica de densitometria (DXA) foi aprimorada, agora permitindo quantificar e discriminar outros tecidos corporais, como o conteúdo de gordura e de tecidos livres de gordura (massa magra) em diferentes segmentos do corpo, do ponto de vista segmentar e total, resultando em avaliação corporal pela DXA. Sendo assim, a técnica pode ser aplicada em múltiplas situações clínicas, como no diagnóstico de perdas musculares e de distúrbios nutricionais.

Raios-X Digital

A principal vantagem do raios-X digital é a característica do equipamento adquirir a imagem digitalizada, permitindo que os exames possam ser armazenados e posteriormente processados e interpretados, o que pode proporcionar maior sensibilidade na detecção de alterações. Outra vantagem é a diminuição no número de exames que precisam ser repetidos, resultando na diminuição de exposição à radiação. Outra vantagem está no fato de que as imagens de raios-X digital não passam por processamento químico e podem ser armazenadas em CD ou em outros formatos de mídia digital, facilitando o arquivamento e compartilhamento das imagens.

Medicina Nuclear por Cintilografia

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza radiofármacos para formar imagens que revelam dados sobre a função dos órgãos, diferente da radiologia, que tipicamente demonstra a anatomia. Os estudos realizados permitem detectar precocemente anormalidades na função de um órgão do corpo humano, possibilitando, por exemplo, avaliar a função renal, mapear áreas de isquemia no coração ou sítios de remodelamento ósseo.

Agende seu exame