FAQ - Perguntas Frequentes sobre Coronavírus

19.03.2020

Diante da grande procura por informações e/ou dúvidas em nossa Central de Relacionamento, reunimos aqui as principais dúvidas e perguntas sobre o Coronavírus (Covid-19).

Esta página será atualizada sempre, para que todas as suas perguntas/dúvidas sejam sanadas.

Fiz exame para Coronavírus (Covid-19) e o resultado está atrasado. Por que?

Os exames estão em processamento; entretanto, as prioridades estão sendo dadas a pacientes hospitalizados e isso pode gerar algum atraso nas previsões de entrega. Agradecemos pela compreensão. 

Qual a previsão de entrega para o resultado do meu exame para Coronavírus (Covid-19)?

Os exames estão em processamento; entretanto, as prioridades estão sendo dadas a pacientes hospitalizados e isso pode gerar algum atraso nas previsões de entrega. Agradecemos pela compreensão.

 

Leia também:

 

Está sendo agendado exame para Coronavírus (Covid-19)?

O agendamento para coleta de amostras para pesquisa de Covid-19 está sendo realizado com pedido médico para atendimento domiciliar e nas unidades BarraLeblon, Tijuca, Copacabana, Recreio e Niterói.

O atendimento para este teste NÃO está sendo realizado nas outras unidades. Essa medida preventiva visa prezar pela saúde e bem-estar de todos os nossos clientes, evitando a disseminação do Coronavírus (COVID-19).

Os exames sorológicos do COVID não necessitam de agendamento, sendo realizado nos horários disponibilizados para os exames de Análises Clínicas. O teste PCR Covid-19 só é realizado mediante agendamento no whatsapp.

Agendamento exclusivamente via WhatsApp: (21) 99194-8777. Para realizar seu agendamento: CLIQUE AQUI

Horário de atendimento:
- Segunda a sexta: 07h às 21h
- Sábados: 07h às19h

Informamos que devido o aumento da demanda, o atendimento está demorando mais que o habitual, mas nenhum cliente ficará sem retorno.

Qual a diferença entre os testes para Covid-19?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se eu for até uma unidade consigo realizar o exame para Coronavírus (Covid-19)?

Realizamos coleta dos testes para COVID-19 nas unidades BarraLeblon, Tijuca, Copacabana, Recreio e Niterói. Estamos realizando o agendamento exclusivamente pelo WhatsApp Richet (99194-8777). Através do agendamento, é possível garantir que não haja fila ou aglomeração nas unidades, conforme recomendação da OMS. Para realizar seu agendamento: CLIQUE AQUI

* Solicitamos checar a disponibilidade do exame no momento do agendamento.

* É imprescindível a pontualidade do cliente na unidade, pois só teremos 5 minutos de tolerância.

* Procure orientação médica somente se apresentar sintomas, como febre (37,8ºC) e/ou tosse, dor de garganta, coriza, mal-estar e principalmente falta de ar. Caso você não tenha sintomas, a recomendação é que permaneça em casa, em isolamento social. Não há necessidade de fazer exames.

Quero fazer exames de rotina, posso agendar?

Sim, nosso atendimento para exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem terão continuidade e não serão paralisados.

Todas as unidades estão funcionando em seus horários normais?

Sim, nossas unidades estão funcionando, inclusive a Unidade Barrashopping. Para verificar o horário da unidade mais próxima, acesse: www.richet.com.br/unidades

Temporariamente, o atendimento da unidade Centro está sendo direcionado para a unidade Botafogo ou para atendimento domiciliar.

O que o Richet está fazendo para assegurar que não haja risco de contaminação para seus clientes?

Realizamos todas as políticas de higiene e limpeza hospitalar em conformidade com as Diretrizes da Anvisa. Entretanto, diante da situação atual, todo o processo de limpeza e higiene foi intensificado para garantir a segurança, bem-estar e saúde de nossos clientes e colaboradores. Disponibilizamos em nossas unidades álcool em gel e máscaras para todos os pacientes, segundo normas do Ministério da Saúde.

Por que não consigo falar com o SAC/Central de Relacionamento?

A média semanal de atendimento telefônico em nossa central era de 5 mil pessoas. Em virtude do Coronavírus, nossa média de ligações DIÁRIAS passou para 5 mil pessoas, deixando nossa central congestionada.

Agradecemos a compreensão e paciência de todos.

O exame para Coronavírus (COVID-19) tem cobertura dos planos de saúde?

Sim, o exame para Coronavírus [SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – pesquisa por RT – PCR (com diretriz de utilização)] foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

A obrigatoriedade da cobertura ocorre quando o paciente se enquadra na definição de caso suspeito ou provável de doença pelo Coronavírus (COVID-19) definido pelo Ministério da Saúde.

O relatório médico deve ser fornecido pelo médico assistente, e este deve conter: motivo da solicitação do exame; dados clínicos do paciente; hipótese diagnóstica; dados do médico solicitante.

* A exigência de autorização prévia pode variar de acordo com os critérios de cada convênio.

** Esta medida poderá ser revista, a qualquer momento, de acordo com o surgimento de novas evidências sobre vírus SARS-CoV-2 (Covid-19)

*** O agendamento para coleta de amostras para pesquisa de Covid-19 está sendo realizado apenas para atendimento domiciliar e nas unidades BarraLeblon, Tijuca, Copacabana, Recreio e Niterói.

O atendimento para este teste NÃO está sendo realizado nas outras unidades unidades. Essa medida preventiva visa prezar pela saúde e bem-estar de todos os nossos clientes, evitando a disseminação do Coronavírus (COVID-19).