FAQ - Perguntas Frequentes sobre Coronavírus

19.03.2020

Diante da grande procura por informações e/ou dúvidas em nossa Central de Relacionamento, reunimos aqui as principais dúvidas e perguntas sobre o Coronavírus (Covid-19).

Esta página será atualizada sempre, para que todas as suas perguntas/dúvidas sejam sanadas.

Fiz exame para Coronavírus (Covid-19) e o resultado está atrasado. Por que?

Os exames estão em processamento; entretanto, as prioridades estão sendo dadas a pacientes hospitalizados e isso pode gerar algum atraso nas previsões de entrega. Agradecemos pela compreensão. 

Qual a previsão de entrega para o resultado do meu exame para Coronavírus (Covid-19)?

Os exames estão em processamento; entretanto, as prioridades estão sendo dadas a pacientes hospitalizados e isso pode gerar algum atraso nas previsões de entrega. Agradecemos pela compreensão.

Se eu for até uma unidade consigo realizar o exame para Coronavírus (Covid-19)?

Não realizamos exame para o novo Coronavírus (COVID-19) nas unidades. Essa medida preventiva visa prezar pela saúde e bem-estar de todos os nossos clientes, evitando a disseminação do Coronavírus (COVID-19).

É importante salientar que, em caso de qualquer sintoma de gripe, como coriza, febre e tosse, a recomendação é que se permaneça em casa, em isolamento social. Pessoas que apresentem sintomas da doença devem procurar orientação médica.

Quero fazer exames de rotina, posso agendar?

Sim, nosso atendimento para exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem terão continuidade e não serão paralisados.

Todas as unidades estão funcionando em seus horários normais?

Sim, nossas unidades estão funcionando, inclusive a Unidade Barrashopping. Para verificar o horário da unidade mais próxima, acesse: www.richet.com.br/unidades

Temporariamente, o atendimento da unidade Centro está sendo direcionado para a unidade Botafogo ou para atendimento domiciliar.

O que o Richet está fazendo para assegurar que não haja risco de contaminação para seus clientes?

Realizamos todas as políticas de higiene e limpeza hospitalar em conformidade com as Diretrizes da Anvisa. Entretanto, diante da situação atual, todo o processo de limpeza e higiene foi intensificado para garantir a segurança, bem-estar e saúde de nossos clientes e colaboradores. Disponibilizamos em nossas unidades álcool em gel e máscaras para todos os pacientes, segundo normas do Ministério da Saúde.

Por que não consigo falar com o SAC/Central de Relacionamento?

A média semanal de atendimento telefônico em nossa central era de 5 mil pessoas. Em virtude do Coronavírus, nossa média de ligações DIÁRIAS passou para 5 mil pessoas, deixando nossa central congestionada.

Agradecemos a compreensão e paciência de todos.

O exame para Coronavírus (COVID-19) tem cobertura dos planos de saúde?

Sim, o exame para Coronavírus [SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – pesquisa por RT – PCR (com diretriz de utilização)] foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

A obrigatoriedade da cobertura ocorre quando o paciente se enquadra na definição de caso suspeito ou provável de doença pelo Coronavírus (COVID-19) definido pelo Ministério da Saúde.

O relatório médico deve ser fornecido pelo médico assistente, e este deve conter: motivo da solicitação do exame; dados clínicos do paciente; hipótese diagnóstica; dados do médico solicitante.

* A exigência de autorização prévia pode variar de acordo com os critérios de cada convênio.

** Esta medida poderá ser revista, a qualquer momento, de acordo com o surgimento de novas evidências sobre vírus SARS-CoV-2 (Covid-19)

*** O agendamento para coleta de amostras para pesquisa de Covid-19 está sendo realizado apenas para atendimento domiciliar.

O atendimento para este teste NÃO está sendo realizado nas unidades. Essa medida preventiva visa prezar pela saúde e bem-estar de todos os nossos clientes, evitando a disseminação do Coronavírus (COVID-19).