Testes para diagnóstico de infecções respiratórias de origem viral

03.01.2022

Diante do surto de infecções respiratórias que temos enfrentado, incluindo Influenza e Covid-19, alguns testes diagnósticos laboratoriais se fazem importante, principalmente, para o diagnóstico de afecções que podem apresentar quadro sintomático semelhante, como Influenza e Covid-19, por exemplo. Abaixo listamos os principais testes disponíveis:

 

Teste Covid MULTIPLEX

Teste RT-PCR que detecta e discrimina a presença de RNA de SARS-Cov-2, INFLUENZA A, INFLUENZA B e Vírus Sincicial Respiratório (RSV).

Este teste tem boa aplicação durante os períodos de elevação de casos de Influenza, como o que estamos vivenciando neste momento; além também de incluir a pesquisa de RSV, uma infecção mais comum em extremos de idades, crianças e idosos, mas que não tem muita sazonalidade. O teste apresenta excelente grau de sensibilidade, tendo sua aplicação tanto para casos sintomáticos, como assintomáticos e conservando o mesmo grau de sensibilidade e especificidade do teste isolado para SARS-CoV-2.

Tipo de amostra: Raspado de Nasofaringe.

Prazo: Resultado em 3 dias.

Solicitação: PAINEL MULTIPLEX PARA COVID E INFLUENZA POR RT-PCR

 

Teste PAINEL RESPIRATÓRIO

Teste RT-PCR que detecta 19 vírus respiratórios, incluindo e discriminando Influenza A, Influenza B, H1N1, H3N2, SARS-CoV-2, Adenovirus, 4 tipos de coronavírus comuns, Parainfluenza, Metapneumovirus, Rhinovirus/Enterovirus e RSV, além de 4 bactérias (M. pneumoniae, C. pneumoniae, B. pertussis e B. parapertussis). É um painel bem completo, capaz de identificar etiologicamente a grande maioria das viroses respiratórias.

Tipo de amostra: Raspado de Nasofaringe

Prazo: Resultado em até 24 horas.

Solicitação: PAINEL RESPIRATÓRIO POR RT-PCR.

 

Testes para pesquisa de Antígeno Combo Covid e Influenza

INDISPONÍVEL

 

Além dos testes individuais para a pesquisas de Antígeno para SARS-CoV-2 e Influenza, passamos a disponibilizar o teste Combo, que pesquisa simultaneamente e discrimina SARS-CoV-2, INFLUENZA A e INFLUENZA B. Lembrando que os testes para pesquisa de Antígeno têm como limitação o grau de sensibilidade, principalmente para pacientes assintomáticos e que um teste complementar de RT-PCR deve ser solicitado, conforme o contexto clínico.

Tipo de amostra: Raspado de Nasofaringe

Prazo: Em até 1 hora, realizado diretamente nas Unidades Richet.

Solicitação: PESQUISA DE ANTÍGENO COMBO COVID E INFLUENZA.

 

Agendamento através dos canais:

Central de Relacionamento - (21) 3184-3000

WhatsApp: (21) 99231-4407

Autor

Dr. Helio Magarinos

Diretor Médico      CRM 52.47173-0

Diretor do Richet Medicina & Diagnóstico, Helio Magarinos Torres Filho é Médico formado pela Universidade Federal Fluminense, especializado em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Helio Magarinos também é Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica (SBPC), da American Association for Clinical Chemistry (AACC), da American Society for Microbiology (ASM), da American Molecular Pathology (AMP) e da European Society for Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID).