Top 7 dúvidas sobre o Coronavírus (Covid-19)

13.04.2020

Com base nas dúvidas mais frequentes recebidas em nossas redes sociais e demais canais de atendimento, a equipe do Richet Medicina & Diagnóstico preparou este material com as principais dúvidas e perguntas sobre o Coronavírus (Covid-19).

 

1. Por que o governo decretou quarentena e pede para que as pessoas fiquem em casa?

O Covid-19 está se espalhando com uma velocidade sem precedentes. O número de casos vem dobrando dia após dia. Portanto, as medidas de confinamento determinadas pelo Ministério da Saúde impedem que o vírus se propague rapidamente. A quarentena evita que o sistema de saúde e as redes de atendimento entrem em colapso e também salva a vida de muitas pessoas, sobretudo idosas.

Essas medidas foram tomadas tardiamente na China, na Itália e nos EUA, o que explica a evolução drástica em tão pouco tempo, e que levou os três países ao topo do ranking do número de casos confirmados e mortes. Por isso, quanto mais respeitarmos e seguirmos as orientações do Ministério da Saúde e das demais secretarias, unidades, agentes e profissionais de saúde do Brasil, mais chances temos de reduzir os impactos causados pela disseminação do vírus. Lembre-se que cada um de nós possui responsabilidade por toda a sociedade nesse momento.

2. Como posso acompanhar a evolução da Covid-19 em tempo real?

Você pode acompanhar pelo Mapa do Coronavírus (Covid-19), do Google, que mostra os números atualizados do Brasil e do mundo:

https://google.com/covid19-map/?hl=pt-BR

 

3. Estou com sintomas leves, como tosse, coriza e febre baixa. O que devo fazer?

O protocolo do Ministério de Saúde determina que os hospitais deem prioridade para atendimento a casos graves. Isso significa que, se você apresenta apenas sintomas leves, o ideal é que você não vá às unidades hospitalares. Os sintomas ainda são muito vagos, pode ser que você não esteja contaminado, e ir a um hospital acaba sendo um grande risco, por ser uma área de maior chance de contaminação.

Portanto, a orientação para esses casos de sintomatologia branda é ficar em casa, repousar, se alimentar bem e, se possível, manter contato com o seu médico para fazer tratamentos específicos, se necessário. Aguarde para ver se as manifestações sintomáticas se agravam; enquanto isso, procure ficar em isolamento domiciliar, evitando contato com as demais pessoas da casa para não propagar o vírus, caso você esteja realmente infectado.

 

 

4. Que medidas eu posso tomar para me prevenir da Covid-19?

Para se prevenir contra a COVID-19 e também outras viroses respiratórias, as principais medidas preventivas são:

  • - Evite contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias ou que tiveram contato com pessoas comprovadamente infectadas.
  • - Lave bem as mãos com água e sabão e/ou utilize álcool gel (apenas com água não basta);
  • - Utilize lenços descartáveis sempre que precisar assoar o nariz;
  • - Evite tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca, mesmo com as mãos higienizadas;
  • - Evite compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
  • - Evite aglomerações e multidões em ambientes fechados;
  • - Em casa, limpe regularmente os ambientes e mantenha-os ventilados;
  • - Cozinhe bem os alimentos, principalmente ovo e carnes;
  • - Só ingira água e líquidos filtrados ou fervidos.

 

5. Por que não devo fazer álcool em gel em casa?

Ainda que no momento haja certa dificuldade para encontrar o álcool em gel nas prateleiras de farmácias e supermercados, não devemos, em hipótese alguma, recorrer a produções caseiras.

Preparar álcool em gel exige instrumentos e matérias-primas adequadas e profissionais capacitados, elementos os quais não temos disponíveis em casa. Além disso, para que o álcool tenha função antisséptica, é necessária uma concentração ideal na fórmula: baixa concentração torna a solução ineficaz; alta concentração torna-a agressiva à pele. Em outras palavras, além de não funcionar também pode ser extremamente perigoso e causar sérios danos cutâneos. Portanto, os melhores produtos para higienizar suas mãos, provavelmente você já tem em casa: água e sabão.

6. Como higienizar embalagens de entregas e compras?

O vírus da Covid-19 pode sobreviver por até três dias em superfícies a base de plástico, um dos materiais mais utilizados na confecção de embalagens de entrega de restaurantes e em sacolas de supermercado. Portanto, ao receber produtos em casa, certifique-se de higienizá-los da maneira correta antes de consumir ou armazenar. Você pode usar álcool ou misturar um litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária. Umedeça um pano e passe nas embalagens.

O ideal também é que você entre em contato antes com o restaurante ou mercado para saber quais medidas eles estão tomando para combater o vírus em seus estabelecimentos. Isso vai te dar um pouco mais de segurança na hora de escolher onde realizar seu pedido.

7. Como é o exame para detecção do Coronavírus?

Chamado de Pesquisa para Coronavírus (PCR Covid-19), o teste para detecção do vírus Covid-19 é feito através da pesquisa de fragmentos virais em amostras de secreções respiratórias. Segundo o diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico, Dr. Helio Magarinos Torres Filho, o teste é indicado apenas para pacientes sintomáticos, ou seja, que apresentam sintomas. Além disso, o ideal é que o teste seja realizado após o terceiro dia da manifestação dos primeiros sintomas.

Já a Sorologia para o COVID-19 é um teste diagnóstico que permite a detecção de anticorpos para o Coronavírus através de amostra de sangue venoso do paciente. É indicado quando há mais de 10 dias de sintomas ou quando ocorra suspeita de contágio há mais de 14 dias, ainda que esteja assintomático.

Não indicamos a realização do teste em pacientes sem sintoma, porque, neste caso, mesmo que o paciente já esteja infectado, a quantidade de vírus no organismo ainda é pequena, o que pode gerar resultados falso-negativos e até mesmo atrapalhar a conduta clínica.

Agendamento do exame

Estamos realizando agendamento apenas para PCR Covid-19 (Pesquisa para Coronavírus RT-PCR em tempo real e PCR Xpert Xpress SARS-Cov-2).

Os exames sorológicos não precisam de agendamento e podem ser realizados em todas as nossas unidades. Exceto para coleta domiciliar, que é necessário agendamento prévio.

Agendamento da coleta domiciliar via WhatsApp: (21) 99194-8777

Horário de atendimento: 
- Segunda a sexta: 07h as 21h
- Sábados: 07h as 19h

 

 

 

 

 

 

Os exames estão em processamento, porém, devido ao grande aumento da demanda de pacientes hospitalizados, nossas prioridades estão voltadas para amostras provenientes dos hospitais, o que pode gerar alguma demora na liberação de outros resultados. Agradecemos, desde já, a compreensão.