Artro-ressonância: Saiba mais sobre o exame.

21.02.2017

Trata-se de exame especializado na modalidade de ressonância magnética (RM) para a avaliação de lesões intra-articulares muito específicas, sobretudo do ombro, quadril e joelho, realizado após punção articular com a injeção de solução de substância de contraste. O procedimento consiste de uma punção articular, usualmente guiada por raio-X, ultrassom ou tomografia, com agulha fina e sob anestesia local, seguida de administração de substância de contraste em diluição apropriada. Em seguida, o paciente é submetido a estudo de RM com ênfase na articulação examinada. O procedimento em geral não é doloroso, face a utilização de anestésico local. O paciente deve evitar atividade física nas primeiras 24h, sem quaisquer outras restrições.

A punção articular pode agregar informações importantes ao exame de RM propriamente dito, como a identificação de pequenas avulsões ósseas, quantificação da perda óssea em instabilidades do ombro, alterações relacionadas a impacto do quadril. Outra vantagem significativa está na avaliação do joelho operado, sendo de extrema utilidade na distinção entre alterações de sinal pós-cirúrgicas e novas rupturas meniscais, por exemplo.

O exame de Artro-ressonância já está disponível no Richet na Unidade BarraShopping.

Outras informações, acesse: ARTRO-RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

 

Artro-ressonância do ombro mostrando insinuação de contraste na base do labrum (fibrocartilagem situada na periferia da articulação do ombro) por destacamento deste.

 

Artro-ressonância do ombro no plano transversal mostrando lesão de Bankart na margem glenoide anteroinferior e corpo livre no recesso articular posterior.

 

Artro-ressonância do ombro evidenciando insinuação de contraste na base de inserção (footprint) do tendão supraespinhal por ruptura parcial subtotal, não individualizada no exame sem contraste intra-articular.

 

Artro-ressonância do ombro mostrando lesão condral na glenoide com destacamento de grande fragmento de cartilagem em associação a lesão labral não evidenciada nesta imagem.

 

Artro-ressonância do quadril evidenciando estruturas anatômicas normais.

 

Artro-ressonância do quadril mostrando discreta insinuação do meio de contraste na base do labrum.

 

Artro-tomografia mostrando ruptura do labrum e cartilagens articulares preservadas.

 

Punção guiada por tomografia.

 

Punção guiada por tomografia.

 

Por Dra. Larissa Bodanese - Radiologia | CRM: 52.64220-7