Citologia em Meio Líquido (Teste de Papanicolaou)

20.05.2014

A tecnologia da citologia cervical em meio líquido (BD SurePath®) é aprovada nos Estados Unidos pelo FDA desde 1999. Trata-se de uma metodologia inovadora que contribui para a melhoria no tratamento clínico do câncer através de um aumento da sensibilidade na detecção, no diagnóstico e no estadiamento da doença.

Em cânceres de colo de útero, mama e ovário, a tecnologia contribui para uma triagem no diagnóstico, para uma avaliação mais precisa no prognóstico, para a orientação e seleção da conduta terapêutica e ainda no monitoramento dos casos de recidiva.

O processo é baseado no enriquecimento celular com separação e redução da quantidade de materiais interferentes que possam causar obscurecimento na leitura (tais como sangue, muco e células inflamatórias), preservando a interpretação do fundo e proporcionando uma melhor e mais rápida visualização das células de interesse para o diagnóstico. Não há necessidade de etapas extra durante o processamento para aquelas amostras com excesso de sangue ou muco, o que torna o procedimento mais padronizado, levando a resultados mais estandardizados e confiáveis.

Tanto o processamento quanto a coloração são feitos de forma automatizada, o que minimiza etapas laboratoriais e padroniza a técnica. Há ainda uma significativa redução do tempo para a obtenção dos resultados quando se compara à execução tradicional da coloração de Papanicolaou. Torna-se mais dinâmico e fácil visualizar e interpretar as células de importância diagnóstica, o que contribui para achados relevantes. É alta a produtividade do equipamento, capaz de corar 48 lâminas por hora.

Outra grande vantagem é a oportunidade de utilização do material coletado para citologia líquida para outros testes moleculares. Do mesmo frasco da amostra coletada para o exame citológico podem ser realizados painéis moleculares para DST e a análise molecular para detecção e tipagem do HPV.

O Laboratório Richet disponibiliza kits para coleta de citologia líquida contendo frascos com líquido de preservação e enriquecimento celular e combinações de escova e espátulas com cabeças destacáveis, específicas para a coleta em seu consultório médico. Solicite ao laboratório a visita de um representante ou a entrega de nosso material de coleta para Citologia em Meio Líquido BD SurePath®.

Baixe o artigo aqui