Novo teste de RT-PCR para SARS-CoV-2 em amostras de saliva

08.07.2021
EXAME INDISPONÍVEL NO MOMENTO

 

O Richet passou a disponibilizar o teste RT-PCR para SARS-CoV-2 em amostras de saliva, com a mesma plataforma que já vinha sendo utilizada para amostras de nasofaringe. Trata-se de um protocolo desenvolvido e amplamente validado pelo fabricante do teste (Allplex SARS-CoV-2®, Seegene, Coreia do Sul).

Nos processos de validação interna, obtivemos resultado semelhantes aos obtidos em amostras de nasofaringe, com possibilidade de detecção em amostras com CT < 39. Lembrando que o CT equivale à quantidade de ciclos necessários para a detecção e que é inversamente proporcional à quantidade de material viral contida na amostra. No protocolo utilizado, são realizados 40 ciclos antes da conclusão de “não detectado”. Portanto, um teste que seja capaz de detectar a presença de vírus em até o 39º ciclo apresenta um excelente grau de sensibilidade e garante que o teste pode ser utilizado tanto em pacientes sintomáticos nos quais costumamos observar CTs < 30, quanto em pacientes assintomáticos, cujos CTs geralmente são > 30.

Teste: RT-PCR para SARS-CoV-2 em Saliva

Amostra: Mínimo de 1ml de saliva coletada em frasco fornecido pelo laboratório.

Tempo para o resultado: Em até 48 horas.

Aplicação: Pacientes sintomáticos e assintomáticos.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARTIGO

Autor

Dr. Helio Magarinos

Diretor Médico      CRM 52.47173-0

Diretor do Richet Medicina & Diagnóstico, Helio Magarinos Torres Filho é Médico formado pela Universidade Federal Fluminense, especializado em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Helio Magarinos também é Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica (SBPC), da American Association for Clinical Chemistry (AACC), da American Society for Microbiology (ASM), da American Molecular Pathology (AMP) e da European Society for Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID).