O PET-CT Scan

10.09.2019

No Richet Talks conversamos com o Dr Antonio Siciliano, Diretor Médico do Setor de Diagnóstico por imagem do Richet Medicina & Diagnóstico, que nos falou sobre o exame de PET-CT Scan.

Ele nos explicou que o exame é uma combinação de uma tomografia computadorizada, que nos fornece uma avaliação anatômica da região estudada e também um exame por traçador radioativo que nos mostra a atividade metabólica das células.

Essa capacidade de avaliar o comportamento metabólico das células faz com que a especialidade que mais utiliza e se beneficia desse método seja a oncologia, já que se pode lançar mão desse exame não só para o esclarecimento diagnóstico e estadiamento, mas principalmente para avaliar eficácia de tratamento e como uma ferramenta de auxiliar no desenho da melhor estratégia de tratamento.

O desenvolvimento de novos radiotraçadores traz a perspectiva de que outras especialidades também demandem esse tipo de método, como por exemplo, a neurologia com a possibilidade de avaliação de quadros demenciais.

Veja também:

 

Com tudo isso, o PET-CT Scan é uma nova fronteira na avaliação de vários quadros clínicos e, como foi falado pelo Dr Siciliano, uma excelente ferramenta de acompanhamento, auxiliando as decisões dos médicos assistentes.

 

Ouça nosso podcast no Spotify

Ou ouça aqui no nosso player

Autor

Dr. Antonio Siciliano

Responsável Técnico – Diagnóstico por Imagem Richet      CRM CRM 52.59253-6

Médico formado pela UFRJ, com residência médica em Radiologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ. Título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Fellowship no Departamento de Radiologia no Massachusetts General Hospital (MGH) - Harvard Medical School Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia

Co Autor

Dr. Luis Fernando Correia

M.D. Comentarista de Saúde      CRM 52.50238-4

Médico, Clínico Geral e Intensivista. Comentarista de Saúde Rádio CBN, Rede Globo de TV, GloboNews.